O PRAZER DO BANHO A VAPOR
O abraço de uma nuvem quente relaxa e purifica a pele, enquanto o aroma das essências suaviza e liberta a respiração, iluminando e aquecendo o coração. Os costumes actualizados da sabedoria antiga atravessaram os séculos para proporcionar bem-estar através da água e do calor.
HAMMAM: ORIGEM E TRADIÇÃO
Já na Roma antiga, os banhos públicos eram uma importante instituição social e higiénica. Nos países islâmicos, no século XVII, a prática dos banhos públicos adquiriu novas influências culturais e religiosas. Os muçulmanos introduziram a utilização do calor úmido e a importância da higiene ritual no contexto religioso.
Na Turquia, o banho de vapor atingiu o seu auge de popularidade e sofisticação, razão pela qual é também conhecido como banho turco ou hammam. Os hammams são estas belas construções que tinham no seu interior salas com diferentes temperaturas, nas quais o corpo era lavado com sabão , o sabão preto, o calor e o vapor eram utilizados para rituais de purificação.
O que propomos hoje é, portanto, uma das práticas utilizadas na altura. Os banhos de vapor modernos são ambientes saturados de vapor, com uma temperatura de 40-50 graus e 100% de umidade.
O calor menos intenso do que o da sauna permite sessões mais longas, de 20 a 25 minutos. A infusão de essências balsâmicas no vapor completa a experiência sensual de bem-estar.